SINES<br> A nova refinaria

A Comissão Concelhia de Sines do PCP considera que a instalação de uma nova refinaria em Sines representa a criação de mais emprego e um impulso significativo para a deprimida economia local. Trata-se, portanto, de um projecto «muito importante», não obstante a «ligeireza» com que o Governo tem tratado a situação.
É que o PCP estranha o curto espaço de seis meses previsto para o início da construção desta mega-refinaria e, em particular, o compromisso assumido pelo Governo de, neste espaço de tempo, despachar todas as licenças, incluindo o estudo de impacto ambiental. Mas o que mais escandaliza o PCP é que ninguém se tenha lembrado de ouvir a população local e os autarcas num assunto que, apesar de crucial para a região, não pode pôr em causa a qualidade de vida das populações.
Assim, a Concelhia do PCP considera «indispensável» a rápida apresentação do projecto da nova refinaria e a realização de todos os estudos e «fundamental» o envolvimento do poder local democrático em todo o processo. Só assim, e com a população, diz, se pode exigir a minimização do impacto ambiental e reivindicar um novo centro de saúde e a incorporação de trabalhadores do concelho nas várias fases da sua construção.


Mais artigos de: Breves PCP

<br>ALGARVE<br> Exigências e práticas

A Direcção da Organização Regional do Algarve do PCP denunciou, no passado dia 22, a «forma demagógica e populista» de fazer política do PSD.«É fantástico», dizem os comunistas, mas o PSD «que agora se lembrou de exigir junto do governo medidas respeitantes à segurança dos cidadãos na região» é o mesmo que, em sede de...

COIMBRA<br> Aumento da água deve ser revisto

O aumento de 12,5% do tarifário da água, decidido no dia 15 de Dezembro pela Câmara Municipal de Coimbra, levanta «legítimas suspeitas» à Comissão Concelhia de Coimbra do PCP, que defende a sua pronta revisão.Segundo os comunistas, para além de atingir milhares de famílias de baixos rendimentos, esta decisão «lamentável»...